quarta-feira, julho 01, 2009

Estocolmo e as ilhas Lofoten



Mais umas férias, desta vez em Estocolmo e com uma curta viagem pelo arquipélago das Lofoten no norte da Noruega. Depois de Copenhaga, o meu apreço pela Escandinávia continua a aumentar. Estocolmo é uma cidade belíssima, com edifícios esplêndidos distribuídos por várias ilhas entre o Báltico e o lago Mälaren. Passeei pela cidade velha, pelos bairros de Södermalm e Normalm, visitei o museu Vasa e a câmara municipal, comi muitos arenques marinados e almôndegas suecas, e mais uma vez senti o prazer de me sentir numa cidade civilizada, opulenta e cosmopolita. Comprei livros de autores suecos que não conheço e jantei com um sueco amigo do Facebook de um amigo, que confirmou alguns dos estereótipos sobre os suecos do Xenophobe Guide to the Swedes, que fora a minha leitura de avião, o que foi divertido.


Mesmo sem as boas graças do clima, que nos brindou com vários dias de chuva, foi uma viagem excelente. Ficámos num hotel-barco, o Ryjderford, no cais de Södermalm, com uma vista soberba sobre a câmara e Ridderholm, a ilha com o perfil arquitectónico mais bonito da cidade. E apesar de ser um pouco mais cara que Lisboa (sobretudo a restauração), a cidade não é proibitivamente cara, ao contrário da ideia que geralmente temos.





Já a Noruega é notavelmente mais cara, mas foi bom conhecer o Verão Árctico, com as suas temperaturas bem frescas (8 e 10ºC de máximas) e a sua luz constante - apesar de chuva qb e muitas nuvens, acabei por ver o sol da meia-noite à meia-noite! Percorremos a E10 com chuva e sem chuva, e é de facto uma paisagem lindíssima, com vistas de cartão postal a cada curva, com os fjords com neve a derreter erguendo-se directamente do mar, as casinhas de madeira vermelhas sobre estacas, cores magníficas variando conforme a luz. Fiquei com vontade de conhecer mais da Noruega, e acho que a partir de agora tentarei sempre fazer uma viagem de Verão ao norte - além das belezas naturais, há a inestimável vantagem da temperatura!



Sem comentários: