domingo, julho 19, 2009

Tom Waits

Descobri Tom Waits aos 18 anos, graças à minha namorada, e foi uma revelação - de repente dava com uma música, um som, uma voz, umas palavras, que eram tão... perfeitas? Eu nessa época cultivava a angústia existencial, saía de uma adolescência infeliz, e estava a descobrir um mundo afectivo completamente diferente e a entrar nuam das fases mais felizes da minha vida. Acho que não estava habituado à felicidade, e aprendera a gostar do meu eu deprimido e angustiado; de certa forma, música como a de Tom Waits e de Billie Holiday (que descobri na mesma altura) foram o ideal para me acompanhar nessa transição. Passaram anos e anos, e estou muito diferente actualmente, mas a minha paixão pela música do Tom Waits (e da Billie Holiday também) não diminuiu nem um pouco. É certo que já não me provoca delírios emocionais, mas continua a falar-me ao coração.

Deixo uma das músicas do primeiro álbum que ouvi de Waits, Nighthawks at the Diner. Ainda é dos meus preferidos.

Sem comentários: