terça-feira, junho 23, 2009

Blackwater, de Kerstin Ekman

Estive em Estocolmo e no arquipélago das Lofoten recentemente. Como gosto de ler, uma das coisas que faço quando vou a um país novo é procurar livros de autores desse país, sobretudo quando conheço poucos, como é o caso da literatura escandinava - conheço Karen Blixen, Hans Christian Andersen e Peter Hoeg da Dinamarca, Selma Lagerlof e Strindberg da Suécia e Ibsen da Noruega. De modo que em Estocolmo, entre os conselhos de um conhecido sueco, de um empregado de livraria (que nunca tinha lido nada de Stieg Larsson, esse produtor de best-sellers suecos de quem eu também nada li, e a minha intuição, comprei uns poucos de livros de autores suecos, dos quais acabei de ler o primeiro - Blackwater, de Kerstin Ekman.

Gostei bastante. Um thriller inteligente e sensível, um ambiente sombrio, passado numa zona do norte da Suécia, no círculo Árctico, o que me tocou mais por ter lá estado, e que me lembrou em certos aspectos o livro Smilla's Sense of Snow, de Peter Hoeg; menos científico, mas com uma percepção da transitoriedade da nossa existência (humana) em relação à Natureza que me diz muito.

Espero apreciar igualmente os outros livros que comprei! (seis ao todo)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, tudo bem?
Caí de paraquedas aqui no teu blog.
Você poderia por gentileza me dar mais detalhes sobre este livro?
Estou curioso a respeito dele.

Um abraço!


Caso queira manter contato por email:

everson.cunha@hotmail.com