segunda-feira, julho 06, 2009

Nostalgias desnecessárias

Nos últimos anos, tem-se assistido a um onda de nostalgia em relação a bandas e música dos anos 80 e 70 que atingiu proporções disparatadas, indo ressuscitar cadáveres que mais valia manterem-se bem enterrados no esquecimento... É patético assistir ao retorno de bandas como os Duran Duran, os Spandau Ballet, os Village People ou os Boney M - já eram maus naquela altura, mas pelo menos eram novidade e inseriam-se na cultura da época; agora são apenas maus e ridículos. O êxito do Mamma Mia vem na mesma onda; se é certo que a música dos Abba teve o seu tempo, e algumas canções são divertidas de ouvir, a dose de as ouvir todas de seguida é claramente excessiva, como constatei ao ver o video do filme, que é horrível.

Em Portugal, também se segue a mesma moda, e toca de passar na rádio os patéticos discos dos Heróis do Mar, agora rotulados de clássicos... Porque não os Jáfumega ou os delírios de Adelaide Ferreira? Pelo menos esses fazem rir bastante mais! O cúmulo do revivalismo idiota foi o disco de homenagem ao Carlos Paião, com versões das suas músicas por bandas actuais. É verdadeiramente confrangedor - por mais voltas que lhes dêm, são mesmo más.

E no entanto há tanta boa música feita nos anos 80! Chega perfeitamente, porque a boa música não cansa nem fica datada. Para lavar os ouvidos, deixo apenas dois exemplos, muito eighties, mas no seu melhor.




Sem comentários: