quinta-feira, junho 07, 2007

Infortúnios informáticos

Há umas semanas sofri o desastre das avarias sucessivas dos 3 computadores de minha casa - um bloqueou por incompatibilidades de programas anti-vírus, outro não recebia corrente eléctrica e o mais antigo apagou-se provavelmente em definitivo após uma vida razoavelmente longa. E quando uma pessoa se habitua a usar diariamente a internet, que desânimo perdê-la de repente! Sentimo-nos verdadeiramente cortados do mundo.

Mas pior ainda do que as avarias em si é o calvário para as reparar... Mais uma vez reforcei a minha ideia de que nesta terra não há suporte técnico adequado para a tecnologia informática. Decidi não arranjar o pc mais velho, que aliás já me irritava utilizar por ser tão lento. Lá me desloquei à clínica dos computadores - por sinal utilizo uma que descobri há uns meses ser a eleita em termos de eficácia e honestidade pela revista da Deco. A avaria do que não carregava a bateria já era uma recidiva, pagara mais de 200 euros há cerca de 2 meses para o arranjar. Os rapazes da clínica são simpáticos e solícitos, mas esperei 2 semanas pelo arranjo de uma das "máquinas" (a que utilizo actualmente); quanto à outra, como era uma reclamação, "dizemos-lhe já qualquer coisa até amanhã, terá prioridade!". Depois de esperar 10 dias, liguei para lá - ainda não tinha diagnóstico! Mais 3 ou 4 dias, telefonei de novo, "está na oficina, ligamos amanhã!". Dois dias depois, lá me ligaram, pedindo que assinasse uma autorização especial para o conserto, que aparentemente pode arruiná-lo definitivamente, "mas costumamos ter bons resultados!". De qualquer forma, como ele assimd e nada me serve, arrisco. Aguardo agora o resultado... Prudentemente, não me desfiz da carcaça do computador mais velho, que mandarei arranjar caso este se desintegre.

O que me aborrece mais nem são as avarias, que obviamente acontecem, mas a sensação reforçada de que os informáticos (pelo menos os portugueses, que são aqueles com quem lido) não percebem grande coisa do que fazem. Sempre que precisei de tirar alguma dúvida - sobre programas, instalações, reparações, ligações), sempre me deparei com umas explicações vagas e confusas e umas actuações longas e geralmente ineficazes, ficando geralmente mais bem servido quando trato eu próprio das coisas pelo velho método de tentativa e erro. O mesmo aliás acontece no hospital ou nas clínicas em que trabalho - o suporte informático é extremamente prático e cómodo, mas ficamos sempre com a manifesta sensação de que o estamos a subaproveitar, poruqe os técnicos do departamento de informática são sempre complicados e demorados a resolver qualquer problema.

Enfim, de qualquer forma de momento estou novamente informatizado, e como há sempre alguma vantagem a tirar dos infortúnios, aproveitei para reduzir a dependência da net que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos - li uma série de livros e vi uma data de filmes - e fiz um reset na minha rotina informática.

Sem comentários: