terça-feira, março 06, 2007

Raças...

O meu novo cãozinho é um perdigueiro português. Não é uma das raças mais populares entre cães domésticos / de companhia, de modo que muita gente não conhece. Mas, como um cachorrinho brincalhão atrai sempre a atenção e desperta simpatia, quando ando com ele na rua, ouço sempre os comentários habituais: !Que giro, é tão engraçado!", geralmente logo seguido do palpite sobre a raça, que uns 75% das vezes é: "É um boxer, não é? São tão engraçados..." E lá esclareço eu: "Não, é um perdigueiro português...", e a deixa seguinte é quasae invariavelmente (as pessoas adoram pensar que conhecem intimamente as raças caninas): "Ah, é que costumam ser mais escuros, e com uma cabeça diferente...", ao que eu não respondo que o meu por acaso é descendente de uma série de campeões de concursos, pelo que seguramente é um perdigueiro mais que típico...

Para diminuir um pouco a confusão nos espíritos entre os boxers e os perdigueiros portugueses, aqui ficam fotos dos dois, onde penso que se distinguem facilmente as diferenças: as mais óbvias são que os boxers são maiores, de focinho bem mais curto e babam-se. São também bastante mais eléctricos que os perdigueiros.


Mas que o confundam com um boxer, ainda vá lá, a cor é parecida e em pequenos algumas das diferenças ainda podem não ser muito notórias (como o tamanho e o babarem-se, embora o tamanho e forma do focinho seja bastante diferente). Mas que o confundam com um pitbull!! É que nuns outros 20% dos casos, o comentário é : "É um pitbull, não é?" (os 5% restantes são os iluminados que reconhecem um perdigueiro, sempre com grande satisfação) Além de muito mais feios, são mais pequenos, atarracados e agressivos. Aqui fica também uma foto de um pitbull, e tive o cuidado de escolher uma em que as parecenças com perdigueiros sejam máximas!

De resto, estas confusões para mim não são novidade, durante 16 anos tive de esclarecer n vezes que o meu épagneul bretão não era um cocker spaniel... Como é possível confundirem-se cães tão diferentes?

E para terminar, aqui fica a foto do cão em questão - e é sem dúvida nenhuma um perdigueiro português, e lindo. E de qualquer forma a questão das raças é secundária, o que interessa mesmo é um cão ser afectuoso, simpático e já agora bonito.

3 comentários:

miguel disse...

é um cão lindo sim. e parece irresistível.

Chatwinesque disse...

E é mesmo!

Artur Neves disse...

Mas que pedagógico! Agora tens de imprimir essas fotos a cores e leva-las sempre na tua carteira! ;-)