segunda-feira, abril 03, 2006

Washington, DC, de Gore Vidal


Reli agora "Washington, DC", de Gore Vidal, que lera pela primeira vez há alguns anos, e não me lembrava que fosse tao bom. Gosto muito de Gore Vidal, das suas ideias em geral, do seu humor corrosivo, da forma como conta a história dos Estados Unidos nos seus romances do ciclo da "Golden Age", de que este é o primeiro e provavelmente o melhor. A luta pelo poder, implacável e sem escrúpulos morais, é retratada de uma forma impiedosa, enquanto se fica com um certo travo de esperança transmitido pela personagem de Peter Sanford (e também pela de James Burden Day), que veicula a sensação de que as coisas não têm forçosamente de ser assim. O ambicioso político em ascensão é claramente inspirado em Kennedy, embora eu suponha que os detalhes são inventados - para o bem da memória de Kennedy.

Literariamente, este é superior à média dos romances de Vidal, que em geral não primam pela forma literária, mas sim pelo conteúdo. É um dos escritores que valem muito mais pela mensagem que transmitem do que pelos dotes artísticos; talvez por isso os seus ensaios e memórias são particularmente interessantes de ler.

Fico com o apetite (ainda) mais aguçado para ler a biografia dele que comprei recentemente e ainda não tive tempo de ler!

2 comentários:

Artur Neves disse...

Muito mais atraente do que o blogue do sapo! Boa mudança!

Chatwinesque disse...

Espero melhorar o aspecto, desenhando o template eu mesmo, mas ainda levará algum tempo...
Obrigado!