sexta-feira, agosto 25, 2006

Espantoso



Pirateei esta imagem do New England Journal of Medicine: representa um jovem haitiano antes e depois de receber tratamento para a SIDA e a tuberculose. As fotos são de Março e de Setembro do mesmo ano. De facto, uma imagem às vezes vale mesmo por mil palavras!

Neste caso, ideias evocadas: os enormes avanços da Medicina em geral e do tratamento da SIDA em particular, o objectivo de generalizar a terapêutica, a ideia de que a saúde não deve estar dependente do income financeiro - eu acredito firmemente que a saúde, e a dignidade em geral, de cada um é uma mais-valia para todos - , a extraordinária capacidade de recuperação das pessoas, sobretudo dos jovens.

No mesmo número da revista, gostei de um artigo em que se defendia o fim do regime de excepção que a SIDA tem ainda em certos aspectos, e que, como aliás é frequente com estes regimes, é actualmente contra-producente para os próprios doentes - nomeadamente, a história da necessidade de consentimento informado para o teste do HIV, ao contrário de miríades de outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito