terça-feira, julho 25, 2006

Os Invencidos, de William Faulkner


Sempre tive uma ternura especial por este livro, talvez por ser o primeiro que li de Faulkner. Lembro-me de quando o descobri numa Feira do Livro, numa velha edição da Minerva, e de como o comprei e li gulosamente. É dos livros mais fáceis de Faulkner, lê-se como um livro de aventuras, e é uma excelente introdução ao microcosmos do Condado de Yoknapatawpha e às suas famílias - os Sartoris, os Snopes, os McCaslin, os Compson e os Sutpen. Sente-se a Guerra Civil, muito mais que nos grandiosos décors de Gone With the Wind. Depois desse, já não me lembro bem da sequência em que fui lendo os outros romances, mas lembro-me de chegar ao Som e a Fúria, que inicialmente adiara com receio de o achar difícil - toda a gente me dizia que era ilegível - e achá-lo muito bom e perfeitamente compreensível. Gosto imenso de Faulkner!

Sem comentários: