sexta-feira, maio 01, 2009

Dois livros de Carlos Ruiz Zafón



Acontece às vezes um livro, por um motivo ou outro, "cair no goto" do público e tornar-se um enorme sucesso de vendas. Aconteceu por exemplo com O Código Da Vinci, recentemente com os livros de vampiros adolescentes de Stephanie Meyers, ou há muito anos com O Nome da Rosa. O ano passado, por alturas do Natal, ouvi pela primeira vez falar de A Sombra do Vento a uma colega, quando procurava um presente de Natal para pessoas que não me dizem muito, algo mais ou menos susceptível de agradar a qualquer pessoa. Sugeriu-me de imediato uma edição deste livro, que vinha com um cd, e teceu-me grandes elogios a seu respeito. En nunca tinha ouvido falar do livro nem do autor, mas segui o conselho e ofereci a dita edição. Nunca mais me lembrara do livro nem do autor até que, meses depois, me ofereceram O Jogo do Anjo, que vinha anunciado como "do mesmo autor de A Sombra do Vento". Como me lembrava de ter visto pouco tempo antes num blog que costumo ler um comentário a este livro, fui relê-lo, e era altamente elogioso. Como uns posts nos remetem a outros, fui percorrendo vários blogs, alguns de pessoas cujas opiniões habitualmente aprecio, e deparei-me com uma série de comentários aos dois livros de Ruiz Zafón, cada um mais elogioso que o anterior, e acabei a pensar: "mas como raio me passou despercebido?".

Foi assim com muita curiosidade que comecei a ler O Jogo do Anjo (e mais uma vez, como costumo andar com os livros atrás de mim or cafés, fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que me diziam como era bom, e que "o primeiro ainda era melhor"). Fiqei desapontado - é um livro sem dúvida agrdável de ler, um thriller gótico com uma história engraçada e algumas boas ideias, mas compersonagens muito simplistas, um desenlace decepcionante e sobretudo excessivamente longo, abundando em descrições e situações bastante repetitivas. Mas como sou curioso e apesar de tudo o livro não era mau, lá me lancei à leitura do "primeiro", que segundo a unânime opinião era melhor.

De Facto, A Sombra do Vento é melhor do que O Jogo do Anjo; mais uma vez, lê-se bem, mas seria muito melhor se tivesse metade do tamanho, e mais uma vez as personagens são pouco credíveis e, talvez por já ter lido o outro, o desenlace é inteiramente previsível, sempre um defeito neste tipo de livros.

Resumindo: Carlos Ruiz Zafón escreve na tradição dos thrillers góticos, que é longa e respeitável, com muitos livros emocionantes e entusiasmantes, desde O Italiano de Ann Radclyffe e O Castelo de Otranto, de Walpole, até O Clube Dumas, de Arturo Pérez Reverte, passando pelos conto de Edgar Allan Poe, A Mulher de Branco, de Wilkie Collins ou outros mais recentes como The Nine. A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo lêem-se bem, mas não ultrapassam a mediania, e de facto não percebo o que os tornou tão populares. Numa linha próxima, acho os livros do português João Tordo bem mais interessantes.

1 comentário:

Artur disse...

Taaaaanta erudição literária!!!