segunda-feira, abril 14, 2008

Control, de Anton Corbijn


Muito bom, este biopic de Ian Curtis. A história está bem contada, nota-se grande afecto pelas personagens, os actores excelentes - Sam Riley é incrivelmente parecido com Curtis e canta bem, apesar da voz ser menos profunda e forte - e a fotografia a preto e branco muito bela, criando uma atmosfera poética e nostálgica bem apropriada à música dos Joy Division, que vai aliás pontuando o filme e sublinhando as emoções de forma muito bem conseguida. Centenas de fotogramas do filme dariam fotografias excelentes. Só achei que faltava mostrar melhor o processo de criação musical; não se vê a banda a formar-se, a trabalhar, as músicas a nascer, o que é algo que, provavelmente por ser um processo que me é completamente estranho, me interessaria muito.

Lembro-me bem do suicídio de Ian Curtis, embora na altura a música dos Joy Division não me dissesse muito - conhecia os temas que se ouviam na rádio e nada mais. Só anos depois os ouvi com mais atenção, e a beleza e força da sua música entranhou-se em mim. Gosto cada vez mais e ouço-a frequentemente. Como não comprei os discos na época, quando quis comprá-los, já nos tempos do cd, encontrei apenas uma colectânea, Permanent, que é a que sempre ouço. Pouco purista, eu sei, mas a maior parte dos temas estão lá, e um dia hei-de colmatar esta falha comprando os cds originais - o que aliás me dará o prazer de descobrir temas que para mim serão novos.

E as cenas finais do filme são belíssimas, com o tema dos Joy Division que eu mais gosto, Atmosphere.

Walk in silence,
Dont walk away, in silence.
See the danger,
Always danger,
Endless talking,
Life rebuilding,
Dont walk away.

Walk in silence,
Dont turn away, in silence.
Your confusion,
My illusion,
Worn like a mask of self-hate,
Confronts and then dies.
Dont walk away.

People like you find it easy,
Naked to see,
Walking on air.
Hunting by the rivers,
Through the streets,
Every corner abandoned too soon,
Set down with due care.
Dont walk away in silence,
Dont walk away.


Sem comentários: